
A Wise anunciou nesta quarta-feira (4) o lançamento da conta multimoedas voltada para microempresas brasileiras.
Batizada de “Wise Empresas“, a solução permite gerenciar transações em mais de 40 moedas e inclui um cartão de débito internacional Visa.
Segundo a empresa, é a primeira conta PJ no Brasil com essas funcionalidades.
Conta multimoedas para pagamentos internacionais
O produto foi projetado para simplificar a gestão financeira internacional de empreendedores, oferecendo uma alternativa acessível e ágil para pagamentos e recebimentos no exterior.
“Nossa missão é simplificar os pagamentos internacionais, facilitando o fluxo de dinheiro globalmente”, destacou Enio Almeida, diretor-executivo da Wise no Brasil.
Com a conta multimoedas, os microempresas podem realizar pagamentos em até 18 moedas diferentes.
Eduardo Abreu, vice-presidente de Novos Negócios da Visa do Brasil, reforçou o potencial da parceria.
“Com a Wise, queremos construir um ecossistema que capacite empresas brasileiras a crescer e prosperar internacionalmente”, afirmou.
Desafios e oportunidades para a internacionalização
Uma pesquisa encomendada pela Wise à Opinion Box revelou que 68% dos empreendedores brasileiros que ainda não possuem atividades internacionais pretendem iniciar operações globais nos próximos 12 meses.
Contudo, 31% hesitam devido aos altos custos das transações cambiais.
A pesquisa também apontou desafios significativos enfrentados por esses empresários.
Entre os entrevistados, 48% mencionaram a demora e a falta de clareza nos processos de recebimento de dinheiro do exterior.
Outros 48% relataram dificuldade em compreender as tarifas envolvidas nas transações internacionais.
Os atributos mais valorizados pelas microempresas são tarifas baixas (68%) e transparência nas informações (59%).
“Os serviços bancários para empresas frequentemente são caros e complexos, especialmente em escala global.
O lançamento da Wise Empresas oferece uma opção mais conveniente e econômica para microempresas que desejam expandir suas operações internacionais”, afirmou Almeida.
A conta multimoedas proporciona soluções financeiras mais ágeis
Cenário desafiante para microempreendedores
Apesar das oportunidades de internacionalização, microempreendedores brasileiros ainda enfrentam desafios expressivos.
Cerca de 48% relataram dificuldades em receber pagamentos em moedas diferentes, e 60% apontaram os custos de câmbio como um dos maiores entraves para gerir operações internacionais.
Ademais, 46% afirmaram precisar reduzir outros custos devido às perdas geradas pelas taxas de câmbio, enquanto 60% destacaram que os altos custos de pagamentos internacionais limitam suas possibilidades de expansão global.
Os dados foram coletados entre os dias 14 e 22 de outubro de 2024, com 472 proprietários de microempresas brasileiras (com até 10 funcionários ou empresários individuais) de classes sociais AB e com planos de expansão internacional nos próximos 12 meses.
Com o lançamento da Wise Empresas e a conta multimoedas, a companhia busca atender às demandas desse público, proporcionando soluções financeiras mais ágeis, transparentes e acessíveis, em linha com as necessidades de um mercado cada vez mais globalizado.