Feira do Empreendedor Sebrae é uma grande oportunidade de crescer seu negócio

A Feira do Empreendedor é realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) há mais de 20 anos em todo o Brasil. O evento tem o desafio principal de impulsionar o empreendedorismo no país.

As pessoas que participam da Feira do Empreendedor Sebrae tem a oportunidade de participar de um evento que é conhecido por levar muita informação, capacitação e conhecimento.

O evento trás todos os anos um tema e programação que geralmente é inspirado na economia local.

Está tendo dúvidas como “o preço que cobro está certo?”, “uso máquina de cartão para pessoa física ou jurídica?”, “meu negócio está tendo lucro?”, entre outras dúvidas comuns.

Conheça abaixo mais sobre a Feira do Empreendedor Sebrae.

O que é a Feira do Empreendedor Sebrae?

A Feira do Empreendedor é um evento de grande sucesso promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O evento já fez o aniversário de duas décadas e foi criado para ajudar desenvolver o empreendedorismo nas capitais, estados, cidades e municípios de todo o país.

Para conseguir deixar um legado favorável ao empreendedorismo brasileiro, a Feira possui diversas edições que ocorrem em diferentes capitais, estados, cidades e municípios.

Além disso, o tema é alterado a cada ano e edição, uma vez que todo o evento e programação são adaptados para atender a demanda regional, estadual e local.

Ou seja, cada edição da Semana do Empreendedor Sebrae realizada nos estados, capitais, municípios e cidades são diferentes.

O evento e o Sebrae entendem que o Brasil é um país de dimensão continental e que a economia não é a mesma em todos os estados.

Mas por onde passa, o evento leva muita informação, capacitação e conhecimento através de uma programação com palestras, cursos, workshops, consultores e expositores.

A programação quer tornar o empreendedorismo uma realidade no Brasil, principalmente por incentivar os projetos que ainda estão apenas no papel.

A Feira do Empreendedor é basicamente um encontro que oferece a oportunidade para as pessoas facilitar o empreendedorismo regional e nacional por meio da geração de novos negócios, empresas e estabelecimentos.

Na Feira é possível ter todo o auxílio necessário para começar um novo negócio.

Assim como é aceitável fazer compras de produtos, desenvolver parcerias e algum tipo de acordo comercial com as pessoas que participam do evento.

Todos os palestrantes, professores, consultores e expositores são altamente qualificados e podem colaborar para desenvolver os negócios de qualquer participante da Feira.

É essencial ficar atento ao site oficial do evento para saber o mês e a data em que a Feira do Empreendedor Sebrae vai chegar até o seu estado, cidade, município ou capital.

Quantidade de pessoas no evento do Sebrae

Como participar da Feira do Empreendedor Sebrae?

Para participar da Feira do Empreendedor Sebrae é indicado que se acompanhe o site oficial do evento.

Uma vez que é necessário saber quando acontecerá a edição mais próxima da sua cidade, município, estado ou capital.

Depois de saber os dias e a programação da feira, procure a página para fazer a inscrição.

Caso deseje participar da feira como visitante não é necessário pagar nada.

A programação, que conta com especialistas e profissionais renomados, palestras, cursos, workshops, consultores e expositores, é totalmente gratuita.

É necessário apenas fazer a inscrição no site oficial da Feira do Empreendedor Sebrae para ter o ingresso e crachá para ser usado nos dias do evento.

A inscrição só não é gratuita para quem pretende participar da feira de empreendedorismo como expositor.

Nessa categoria de participação é destinada para os empreendedores que pretendem usar o evento para gerar oportunidades de negócios.

Com isso, para participar do evento como expositor, é obrigatório encaminhar uma proposta para comprar um estande da Feira do Empreendedor.

A proposta de compra do estante geralmente é realizada de forma online.

Porém, é indicado ler todas as regras e informações disponibilizadas no site oficial do evento.

As regras, normas e envio da proposta de compra do estante podem ser modificados conforme a cada edição do evento.

O valor do estande também pode sofrer variações, pois o preço é calculado levando em consideração o local do evento e a estimativa de público.

É importante lembrar que para ter a aprovação como expositor é obrigatório atender todas as regras, normas e pré-requisitos.

Um dos pré-requisitos para ser um expositor, conforme o Sebrae, é proporcionar serviços e produtos para mais de uma área econômica.

Além disso, a empresa expositora precisa ter mais de um ano atuando no mercado.

Já para participar da Feira do Empreendedor Sebrae como investidor é obrigatório realizar o preenchimento de um cadastro.

O cadastro será avaliado pelo Sebrae e depois os participante investidores recebem algumas projetos para exercer.

Os projetos geralmente são avaliados pela rigorosa organização do evento.

O rigoroso processo para participar da feira de empreendedorismo é devido o Sebrae escolher apenas 40 projetos para se expor no evento com investidores.

São exatamente 20 projetos no grupo de Inovação e 20 projetos na categoria Impacto Social.

Por que o empreendedor deve participar do evento?

Desde 1992 é realizado a Feira do Empreendedor Sebrae em todo o extenso território brasileiro.

Há diversos motivos para que o empreendedor participe do evento. Logo será listado apenas os cinco principais, como:

  1. Fazer uma rede contatos
  2. Ser capacitado e informado sobre todas as tendências e novidades
  3. Fazer parceria ou sociedade com objetivo de gerar novas oportunidades
  4. Adquirir produtos ou serviços
  5. Participar de mentoria
  6. Abrir empresa

A Feira do Empreendedor Sebrae é o espaço certo para encontrar fazer uma rede de contato com empreendedores de forma estratégica para qualquer empresa ou negócio.

Afinal, o evento consegue reunir milhares de empreendedores de todo o país.

O evento de empreendedorismo tem uma programação vasta com palestras, debates, cursos e workshops para capacitar e levar informações sobre as principais tendências e novidades.

Todos os conhecimentos, informações e soluções, transmitidas pelos profissionais e especialistas, são altamente aplicáveis e pertinentes ao empreendedor.

A feira possui em sua programação um espaço reservado especialmente para incentivar a geração parceria ou sociedade com objetivo de gerar novas oportunidades e negócios.

No espaço é possível encontrar empreendedores de todos os segmentos do mercado.

Já para os empreendedores que precisam fazer compras de serviços ou produtos para suas empresas e negócios, a Feira de Empreendedorismo tem também um momento especial.

No espaço há empresas de diversos segmentos que oferecem serviços e produtos altamente tecnológicos e modernos para suprir todas as necessidades dos participantes e negócios.

Durante a programação do evento também há profissionais e especialistas a disposição dos participantes e empreendedores.

Esses profissionais realizam orientação e mentoria especializada para solucionar algum problema das empresas ou orientar dar dicas de como tirar o negócio do papel.

As pessoas que querem abrir empresa vão encontrar profissionais capacitados para ajudar no processo de abertura da empresa.

A ideia é que os participantes saiam do evento já empreendedor e com suas empresas formalizadas.

Logo, a Feira do Empreendedor conta com consultores do Sebrae que estão a disposição de forma gratuita.

Os consultores são responsáveis de orientar as pessoas sobre todos os passos necessários para se abrir uma empresa.

Além disso, os consultores também orientam sobre a gestão financeira do novo negócio.

Portanto, a Feira do Empreendedor Sebrae é um espaço ideal para capacitação e oferecer qualquer tipo de serviços e produtos, pois é voltado para pequenas, médias e grandes empresas.

O que tem na Feira do Empreendedor Sebrae?

Desde a sua primeira edição, a Feira do Empreendedor Sebrae é reconhecida por ter uma programação conceituada e especializada devido oferecer aos participantes atrações de alta qualidade.

O evento possui uma programação que se adapta a cada região do país em que é realizado.

Por isso, não existe uma programação da feira que seja fixa e que dê para ser comentada.

Porém, o evento para empreendedor possui um padrão que geralmente conta com palestras, expositores e reuniões de investidores.

Existe um número grande de palestras de capacitação que abordam temáticas abrangentes.

As palestras buscam atender todas as necessidades dos participantes do maior evento de empreendedorismo.

Então é possível encontrar palestras para os empreendedores iniciantes que ensinam o básico sobre negócios.

Também se consegue participar de palestras mais avançadas que atendem o pequeno, médio e grande empreendedor.

Algumas palestras chegam até resolver problemas e realidades que são específicas.

Outras palestras falam, mostram e vendem produtos e serviços que são novidades tecnológicas no mercado brasileiro e internacional.

Também há encontros e reuniões com apenas investidores de pequenas, médias e grandes empresas.

Os encontros com investidores atraem diversos empreendedores que estão em busca de financiamento para tirar do papel algum projeto, negócio ou ideia.

Hoje vem se tornando um espaço excelente para o mercado de startups brasileiro.

Assim como é um momento voltado para os participantes trocar experiências, vivências e ideias com investidores que possuem experiência avançada nos negócios.

Na feira tem as empresas expositoras que possuem um espaço físico especial que chega atrair milhares de pessoas empreendedoras.

As empresas expositoras que participam do evento possuem um stand e oferecem aos participantes todo o seu conhecimento, produtos, serviços e recursos.

A finalidade principal dos expositores é desenvolver uma rede de contados, negócios, parcerias e acordos entre empresas e/ou participantes.

O interessante é que as empresas expositoras possuem um grande fluxo de renovação.

A cada edição é renovado às empresas que participam do evento devido ocorrer em diferentes cidades, capitais, municípios e estados.

Últimos locais que aconteceram o evento

A Semana do Empreendedor acontece em vários estados do Brasil, inclusive algumas versões não oficiais para testar o público. Veja abaixo a lista com a programação completa (versão 2019):

Nome do evento: Feira do empreendedor Paraíba
Data e local de realização: de 15 a 18 de maio no Centro de Convenções – João Pessoa

Nome do evento: Feira do Empreendedor São Paulo
Data e local de realização:De 22 a 25 de fevereiro no Pavilhão Verdi Expocenter Norte- São Paulo

Nome do evento: Feira do Empreendedor Rio de Janeiro
Data e local de realização:De 27 a 30 de novembro no Centro de convenções Riocentro

Nome do evento: Feira do Empreendedor Mato Grosso do Sul
Data e local de realização:De 21 a 24 de agosto no Centro de Convenções Albano Franco – Campo Grande

Nome do evento: Feira do Empreendedor Rio Grande do Norte
Data e local de realização:De 12 a 15 de Novembro na Arena das Dunas – Natal

Nome do evento: Feira do Empreendedor Tocantins
Data e local de realização:De 28 a 31 de Maio no Centro de Atividades do Trabalhador – Palmas

Nome do evento: Feira do Empreendedor Piauí
Data e local de realização:De 05 a 09 de novembro no Centro de Convenções – Teresina

Nome do evento: Feira do Empreendedor Minas Gerais
Data e local de realização:De 01 a 05 de abril no Centro de Convenções Minascentro – Belo Horizonte

Nome do evento: Feira do Empreendedor Goiás
Data e local de realização:De 31 de julho a 03 de agosto no Centro de Convenções – Goiânia

Nome do evento: Feira do Empreendedor Ceará
Data e local de realização:De 05 a 09 de agosto no Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza

Nome do evento: Feira do Empreendedor Amazonas
Data e local de realização:De 24 a 27 de abril no Clube do trabalhador – Manaus

Nome do evento: Feira do Empreendedor Santa Catarina
Data e local de realização:De 17 a 20 de julho no Centro Sul – Florianopólis

Nome do evento: Feira do Empreendedor Pernambuco
Data e local de realização:De 08 a 11 de outubro no Centro de Convenções – Pernambuco

Nome do evento: Feira do Empreendedor Rio Grande do Sul
Data e local de realização: De 11 a 14 de setembro no Centro de Exposições da FIERGS – Porto Alegre

Qual a missão do evento para o público brasileiro?

Como já dito, a Feira do Empreendedor Sebrae acontece em praticamente todos os estados brasileiros, daí surge algo bem legal, não são todas iguais.

A experiência da Feira de Minas Gerais, com toda certeza, será diferente da Feira do Empreendedor Sebrae do Mato Grosso do Sul, isso porque essas experiências variam de acordo com a cultura e dinâmica econômica do local onde se realiza.

Mas vale destacar que o objetivo é cumprir duas missões simples:

– Busca estimular a versão empreendedora das pessoas, ou seja, incentivar a abertura de novos negócios, capacitando os participantes do evento.

– Fortalecer o mercado. A segunda etapa é de suma importância, pois sem o mercado, não teria como incetivar os pequenos negócios.

Não adianta capacitar, dar acesso a crédito, tecnologia, conhecimento, diminuir a burocracia e a carga tributária, disseminar o associativismo, se, depois, a pequena empresa não tem como e a quem vender seu produto ou serviço.

Por isso, durante a realização do evento, potenciais empreendedores obtêm informações sobre os segmentos da economia local em que o Sebrae atua e têm a oportunidade de entrar em contato com fabricantes de pequenas máquinas, ofertantes de pequenas franquias, licenciadores de marcas e produtos, além de empresas interessadas em transferir tecnologia, podendo ainda ser um espaço adequado para empresas em busca de novos representantes comerciais.

Assim, a Feira consolida educação e negócios. Quem participa tem, de um lado, a informação de que precisa para instalar, melhorar a gestão ou ampliar sua empresa. Do outro, coloca à venda o que produz, pois o evento é também um excelente canal de comercialização.

Sobre o Autor

Vitor Melo
Vitor Melo

Vitor Melo é fundador do Canal no Youtube / Blog "Máquina de Cartão Boa". Um mini especialista em Fintechs e Soluções de Pagamentos.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *